saude e segurança do trabalho
Tubo de Venturi
Alunos:
Anderson Luis Diniz RA: B53IAC-1
Cassiano Lago RA: B4552H-3
Leonardo B. Britto RA: B32FHF-3
Objetivo
Familiarização com o mecanismo “Tubo de Venturi”, realização de experiências em laboratório para determinar velocidade, preções, e vazão de determinado fluido.
Mostrar a importância do mecanismo e sua utilização na indústria.
Introdução
O tubo de Venturi ou venturímetro, como o próprio nome indica, foi inventado no século XVIII pelo cientista G. B.Venturi (1746-1822).
Este tubo consiste num dispositivo para medir a velocidade de escoamento de um fluido através de um tubo.
É formado por duas secções adelgaçadas de um tubo ligadas por uma garganta estreita. A velocidade do fluido nagarganta aumenta e, em consequência, a pressão diminui. Ligando um manómetro às três secções do tubo pode sermedida a diminuição de pressão, e pode ser calculada a velocidade do fluxo através da garganta.
O tubo de Venturi é ainda utilizado para misturar uma pulverização fina de um líquido num gás, como acontece nocarburador de um motor a combustão. A gasolina da câmara de flutuação é pulverizada em finas gotas quando éaspirada na forma de um jato, devido à baixa pressão na garganta do tubo de Venturi por onde tem de passar antes de ser misturada com o ar.
Fundamentos teóricos
O tubo de Venturi é um aparato criado por Giovanni Battista Venturi para medir a velocidade do escoamento e a vazão de um líquido incompressível através da variação da pressão durante a passagem deste líquido por um tubo de seção mais larga e depois por outro de seção mais estreita. Este efeito é explicado pelo princípio de Bernoulli e no princípio da continuidade da massa. Se o fluxo de um fluido é constante, mas sua área de escoamento diminui então necessariamente sua velocidade aumenta. Para o teorema a conservação da energia se a energia cinética aumenta, a energia determinada pelo valor da pressão