o principe capitulo 25
Faculdade de economia
Os três tipos de dominação legítima
Santo André
2015
A dominação é dada como uma chance de seu mandato ser atendido, com base em seus interesses, vantagens a quem obedece ou meramente por um habito ou afeto a quem esta dando ordens.
A dominação pode ser dada em três diferentes meios: A dominação legal o qual é seguida por meio de uma regra previamente instituída pelo estado e assim dando o titulo de “superior” a algum individuo. Este contrato relata que será recebido um pagamento diante sua hierarquia no cargo atual, a entrada em uma determinada associação é totalmente voluntaria assim os submetendo a seguir determinadas regras.
A dominação tradicional é um tipo de dominação patriarcal a qual existem “senhores e súditos”, as ordens a qual são impostas pelos mesmos são feito por meio da tradição a qual são repousados na a santidade e interesses pessoais. Os súditos são aqueles o qual dependem do senhor e são divididas em dois tipos: os que possuem dependência completa como, por exemplo, escravos e servos que não possuem direitos ou não totalmente sem direitos como, por exemplo, plebeus. Esse tipo de dominação se da através um negocio jurídico como empréstimos.
A dominação carismática ocorre através da afetividade de alguém em um meio de pessoas, este alguém sempre possui o dom da oratória em suas revelações ou heroísmos, sendo escolhido a partir de suas vocações pessoais e não com base em suas qualificações profissionais, este meio de dominação acaba se tornando rotineira e com caráter dominador, neste modo de dominação pode ser utilizado com exemplo Jesus cristo.