Maquiavel - o Príncipe (Resumo dos principais capítulos)
Esses ensinamentos de Maquiavel nos mostram que o Príncipe, sempre mais que tudo, deve manter o povo, diríamos talvez que, inconsciente, enganados com a situação de que tudo está bem e de que o Príncipe é bom; quando não se pode dar essas impressões ao povo segundo Maquiavel deve-se aniquilá-lo para que o poderio do monarca continue, pois caso o contrário, o povo se revoltará, derrubando o monarca.
Assim o monarca deve sempre procurar estar bem com o povo, pois este último tendo consciência ou não, é sempre a força maior; apesar de sempre ser a classe inferior. O que seria de um reino sem povo? Quem pagaria os tributos? Quem trabalharia pra sustentar os luxos do Príncipe? Quem seria governado? O Príncipe só é Príncipe quando tem quem governar.
Estado livre: Respeitar ou aniquilar.
Habituado a viver sob outro governo: De fácil governo. Capítulo 8: Os que com atos criminosos chegaram ao governo de um Estado
O Príncipe deve sempre agir pensando no povo, pois na verdade é o povo quem detêm o poder e a força. Com um monarca cruel, o povo se torna amedrontado e injuriado, acabando por se reunir e destruir seu poderio. Porém quando os benefícios vêm, o povo se sente feliz e quer bem o monarca, o que diminui consideravelmente a possibilidade de conspiração.
Usar toda a maldade de uma vez para chegar ao poder. Após, diminuir a maldade e mostrar benefícios gradualmente. ferimentos devem ser infringidos de uma vez e com intensidade, enquanto bondade deve ser demonstrada pouco a pouco
Capítulo 9: O governo civil
A aristocracia quer oprimir; e o povo apenas não quer ser oprimido. Quem chegar ao poder deve sempre manter a estima do povo, isso será conseguido o protegendo. O povo é quem está com o Príncipe na adversidade, quem o povo está com ele, é difícil derrubá-lo do poder.
Capítulo 13: Forças auxiliares, mistas e nacionais
“Em conclusão, nenhum