O Livro O Pr Ncipe De Maquiavel Um Livro Dedicado A Um Pr Ncipe

960 palavras 4 páginas
O livro o príncipe de Maquiavel é um livro dedicado a um príncipe, de Florença , o Lorenzo Médici . O livro o aconselha a como conquistar e se manter no poder.
Os primeiros capítulos relatam os dois tipos de Estado que são as republicas e os principados e retrata as duas formas de se chegar ao poder, uma delas pela virtude.
Relata também a dificuldade de se manter um Estado novo, diferente do Estado hereditário. É aconselhado a manter os costumes do povo e saber adaptar-se e saber respeitar o povo para que o povo o queira bem.
Nos primeiros capítulos, Maquiavel também aconselha caso venha se conquistar uma província com costumes diferentes , línguas diferentes , o mais seguro é qu o monarca vá pessoalmente habitá-lo. Ou estabelecer colônias em lugares estratégicos.
Conta como os reinos costumam ser governados: Por um príncipe e seus assistentes ou por um príncipe e vários barões e como se dominar um Estado acostumado com a liberdade, e com suas próprias leis, mostrando três formas para mantê-lo: primeira, arruinando-o; segunda, habitando-o; terceira, permitindo-lhe que viva seguindo suas próprias leis.
Os homens sempre seguem os caminhos ja percorridos afim de evitar falhas e imitar o que deu certo. E quem com suas próprias armas consegue algo, valoriza mais do quem conquista com armas alheias.
Maquiavel também cita as duas formas de se chegar ao poder: Por um meio honesto ou criminoso e diz também que é mais fácil manter um príncipe eleito pelo povo do que um príncipe eleito pelos ricos .
No capitulo dez é avaliado a força do Estado, e é examinado a situação do príncipe, se ele pode se manter por si, ou se precisa sempre de ajuda alheia e diz a importância do povo para a força do príncipe.
Maquiavel fala dos Estados Eclesiáticos, Estados conquistados com o mérito ou com a sorte, Estados que são sustentados por antigos costumes religiosos.
Na visão de Maquiavel a base principal de um Estado são boas leis e bons exércitos. Há três tipos de tropas, são elas,

Relacionados

  • filosofia
    183755 palavras | 736 páginas
  • Livro Filosofando
    183755 palavras | 736 páginas
  • a Filosofia
    183755 palavras | 736 páginas
  • TORRES Ricardo Lobo A Ideia De Liberdade No Estado Patrimonial E No Estado Fiscal Red
    60971 palavras | 244 páginas