O príncipe
O livro começa com alguém tentando escolher um presente para o príncipe, este príncipe esta acostumado a receber os melhores presente, e o personagem está tentando escolher dentre seus pertences o melhor.
Capítulo 1
Os principados ou republicas ou são herdados (sangue nobre) ou novos. Os novos são novos ou criados pelo príncipe e vivem regidos pelo príncipe ou livres (que lutaram por ele com tropas).
Capítulo 2
Os principados herdados são mantidos ou administrados através dos costumes de seus ancestrais, o que torna mais fácil administra-los.
Capítulo 3
Os principados mistos (membro anexado ) era difícil de se manter porque acostumados com o maneira de administrar (costumes, regras e língua) do antigo administrador (ou governador) não aceitavam a maneira do novo administrador onde este novo administrador usava a violência para conseguir o que queria. É melhor que o administrador more no principado para ver os costumes, regras e a língua existente pois se tiver discórdia, roubos pode rapidamente interceder com seus soldados.
Capítulo 4
Após a morte de Dario o povo não se rebelou pois Dario era um administrador que não era amado pelo povo, ele ordenava e o povo fazia, sendo seguro para Alexandre conquistar e administrar o principado. Alexandre acabou com lutas internas e conquistou o povo dificultando outros de tomar o principado dele.
Capítulo 5
Quando os principados foram conquistados viviam com suas próprias leis e o vinculo ao príncipe. Tentaram colocar um governo em algumas cidades e perderam-nas devido ao desejo de liberdade do povo e para reconquistar tiveram que destruir algumas dessas cidades ou habita-las pessoalmente.
Capítulo 6
Os principados completamente novo podem ser mais ou menos difícil de serem administrados. Os administradores tinham que moram nos principados e com isso facilitava a administração