Resumo obra : o príncipe - maquiavél
Capítulo 1: Os vários tipos de Estado, e como são instituídos.
Dois tipos de principados: Hereditário (herança) e Fortuna (aquisição).
Capítulo 2: As monarquias hereditárias
Maquiavel afirma que as monarquias hereditárias é o mais difícil de ser conquistado, e mais fácil de manter o poder, pois o povo está acostumado a ser dominado pelos seus governantes, já as novas se o monarca não respeitar os costumes do povo o mesmo poderá rebelar-se contra ele.
Capítulo 3: As monarquias mistas.
Maquiavel expõe qual a metodologia que o Monarca deve fazer para conquistar, 1º eliminar a linhagem do principado anterior, 2º Não mudar a tradição do povo conquistado e 3º O soberano deve fixar sua residência no território invadido.
Capítulo 4: Por que o reino de Dario, ocupado por Alexandre, não se rebelou contra os sucessores deste, após a sua morte.
Dar Pouco poder ou aniquilar os poderosos, pois os mesmos podem conjurar no futuro contra o Monarca.
Capítulo 5: O modo de governar as cidades ou Estado que antes de conquistados tinham suas próprias leis.
Maquiavel aponta três caminhos que o governante deve tomar nessa situação: a primeira é destruí-los, a segunda transferir a residência do soberano para o local conquistado, e a terceira é deixar o povo viver na sua antiga lei cobrando somente impostos.
Capítulo 6: Os novos domínios conquistados com valor e com as próprias armas.
Maquiavel apresenta alguns exemplos de alguns conquistadores que chegaram ao poder pelo valor, e não pela fortuna, é melhor pelo valor do que pela fortuna.
Capítulo7: Os novos domínios conquistados com as armas alheias e boa sorte.
Maquiavel, diz que aqueles que conseguem o poder pela fortuna (sorte) devem fazer de tudo para adquirir o valor, porque ele pode ser destituído do poder por não possuir raízes sólidas no novo território.
Capítulo 8:Os que com atos criminosos chegaram ao governo de um Estado.
Maquiavel cita alguns exemplos de como algumas pessoas chegaram ao