O poder
Curso de Ciência Politica e Direito
O Poder
Reflexões sobre Maquiavel e Etienne de La Boetie
São Paulo
2013
INTRODUÇÃO
Este trabalho determinado pelo Professor Espedito Pinheiro de Souza, contido na disciplina “Ciência Política e Direito”, valerá dois pontos na média final e será complementado por uma apresentação oral no dia onze de abril de dois mil e treze. Ele visa aprofundar o conteúdo das aulas semanais, agregando assuntos de extrema importância para o curso, em que a Teoria Geral do Estado é o objeto de estudo.
Com enfoque para a questão do poder, o livro “O Poder: reflexões sobre Maquiavel e Etienne de La Boétie”, de Gabriel Chalita, tem como finalidade apresentar os diversos modos de autoridade, levando em consideração contextos históricos, fatores culturais, e principalmente, os pontos de vistas e as opiniões de diversos artistas e filósofos. O livro em questão discute sobre as características do poder, sobre as maneiras como os indivíduos o obtêm e questiona sua legitimidade, pautando-se da Antiguidade até o Renascimento.
O livro e este trabalho nele baseado cotejam duas obras que tangem as relações de poder entre o governante e o povo, traçando uma comparação entre Maquiavel e Etienne de La Boétie. Enquanto o primeiro, autor de “O Príncipe”, trata do assunto levando em consideração os poderosos, o dominador, o segundo, autor de “Discurso da servidão voluntária”, fala a partir dos oprimidos, dos dominados, do povo. Embora muitas vezes suas ideias sejam semelhantes, cada autor possui uma linha própria de pensamento, questão esta que será desenvolvida no decorrer do trabalho.
Nosso trabalho pretende, de maneira clara e precisa, passar as ideias principais contidas na obra de Chalita, enriquecendo a matéria e saciando um tema que até hoje é discutido. O poder não é um objeto, e sim um processo, ele é transitório, e por isso, sempre será atual. O povo deve ter interesse pelo assunto, conhecendo a história e