Poder
Poder é o direito de deliberar, agir e mandar e também, dependendo do contexto, exercer sua autoridade, soberania, ou a posse do domínio, da influência ou da força. Poder é um termo de origem latina, e é definida por diversas áreas.
Segundo a sociologia, poder é a habilidade de impor a sua vontade sobre os outros, e existem diversos tipos de poder: o poder social, o poder econômico, o poder militar, o poder político, entre outros. Alguns autores importantes que estudaram a questão de poder foram Michel Foucault, Max Weber, Pierre Bourdieu. As principais teorias sociológicas relacionadas ao poder são a teoria dos jogos, o feminismo, o machismo, o campo simbólico e etc.
Para a política, poder é a capacidade de impor algo sem alternativa para a desobediência. O poder político, quando reconhecido como legítimo e sancionado como executor da ordem estabelecida, coincide com a autoridade, mas há poder político distinto desta, como acontece na revolução ou nas ditaduras.
O Poder se expressa nas diversas relações sociais, e onde existem relações de poder, existe política, e a política se expressa nas diversas formas de poder e pode ser entendida como a política relacionada ao Estado, e em outras dimensões da vida social.
Podemos definir o termo poder de varias formas, porque a palavra poder engloba todos os aspectos da sociedade e do convívio entre animais racionais e irracionais. Poder se pode definir perfeitamente com o a capacidade real ou em potencial para influir sobre outros no sentido que se deseje. Domínio, faculdade e jurisdição que se tem para mandar ou executar uma ação qualquer.
O poder é um aspecto potencial em todas as relações sociais e se caracteriza pela sua condição se assimetria: o sujeito que possui poder exerce um controle maior sobre a conduta do outro sujeito que sofre essa forma de agir como subalterno nesse sentido próprio.
Se definirmos poder com o que aprendemos nas enciclopédias, as definições são muitas e variadas como, por