poder
É possível afirmarmos que as relações interpessoais e o clima psicológico do grupo influenciam o ambiente de trabalho, criando uma esfera agradável e estimulante, ou desagradável e inibidora, ou mesmo neutralizando a criatividade.
Enquanto a liderança tem relação com a relação interpessoal, o poder está relacionado com o processo de influencia social. O poder consiste em conseguir que uma pessoa ou grupo aja da forma desejada ou na manipulação e modificação do comportamento dos outros, influenciando seus pontos de vista e suas ações.
O poder é classificado em seis bases: Poder Legítimo Poder Coercitivo, Poder de Recompensa, Poder de Referência, Poder do Conhecimento e Poder de Informação.
Em muitos casos o líder ou gestor em posição de liderança usa do poder legitimo que lhe é conferido com autoridade para com seus subordinados, em outras usa o poder coercitivo com ameaças e punições para alcançar os objetivos propostos pela organização. Outro sim faz uso de recompensas para conseguir o que deseja; mais comum entre estes estilos é o poder de referencia, pois é carregada de carisma e acaba por torna-se um modelo a ser seguido por seus subordinados.
Às vezes apenas possuem o poder de conhecimento e por este motivo são respeitados e acatados, é um reconhecimento a bagagem cultural que possuem tornam-se peritos especialistas em determinado assunto. Através do poder da informação ou retenção parcial/ total de assuntos cujo acesso é único restrito, tornado esta forma de poder importante nas analise e decisões estratégicas da empresa.
Nas organizações o líder tem um poder legitimo maior que outros membros do grupo e também maior capacidade de influencia social. As outras pessoas também têm suas formas de utilizar o poder e exercitar alguma liderança informal, colaborando ou não com a liderança formal.
Os gestores e a equipe de trabalho dependem dessas competências relacionais para conquistar a sinergia de esforços na busca do sucesso dos