O Poder e o Estado
Marx- Tendo escrito sobre as questões que envolvem o Estado num período em que o capitalismo ainda estava em formação; - definindo o Estado como uma entidade abstrata, em contradição com a sociedade; - uma comunidade ilusória, que procuraria conciliar os interesses de todos, mas principalmente daqueles que dominavam economicamente a sociedade (a burguesia).
Durkheim- O Estado é fundamental numa sociedade que fica cada dia maior e mais complexa, devendo estar acima das organizações comunitárias; - deveria realizar e organizar o ideário do indivíduo e assegurar-lhe pleno desenvolvimento; - isso se faria por meio da educação pública voltada para uma formação moral sem fins conceituais ou religiosos; - Estado é uma organização com um conteúdo inerente, ou seja, os interesses coletivos.
Max Weber- Para Weber há três formas de dominação legítima: a tradicional, a carismática e a legal. -A dominação tradicional é legitimada pelos costumes, normas e valores tradicionais e pela "orientação habitual para o conformismo". É exercida pelo patriarca ou pelos príncipes patrimoniais. - A dominação carismática está fundada na autoridade do carisma pessoal (o "dom da graça"), da confiança na revelação, do heroísmo ou de qualquer qualidade de liderança individual. É exercida pelos profetas das religiões, líderes militares, heróis revolucionários e líderes de um partido. -A dominação legal é legitimada pela legalidade que decorre de um estatuto, da competência funcional e de regras racionalmente criadas. Está presente no comportamento dos