Estado de poder
Disciplina: Estado e Sistemas de Governo
A disciplina tem como objetivo estudar o ESTADO como realidade sócio-jurídica e política, por meio de suas expressões mais conhecidas. Pretende proporcionar análise da formação do ESTADO MODERNO e discutir questões relacionadas à soberania, aos regimes políticos, Estado e direito; teorias políticas e sistemas partidários, inclusive vinculando conceitos e teorias à realidade brasileira.
Nesta disciplina discutiremos política, pois o Estado é uma instituição que tem forte presença na vida dos cidadãos comuns e de modo geral, é a ele que são dirigidas as críticas, as mazelas produzidas pela sociedade.
1- Relações políticas e noções sobre os principais conceitos da ciência política moderna:
1.1POLÍTICA
O termo política é derivado do grego antigo e se refere a todos os procedimentos relativos à pólis, ou à cidade-estado. Assim, pode se referir tanto a Estado, quanto à sociedade, comunidade e definições que se referem à vida humana.
Segundo a autora Hannah Arendt, filósofa alemã (1906-1975), política "trata-se da convivência entre diferentes", pois a política "baseia-se na pluralidade dos homens", assim, se a pluralidade implica na coexistência de diferenças, a igualdade a ser alcançada através desse exercício de interesses, quase sempre conflitantes, é a liberdade e não a justiça, pois a liberdade distingue "o convívio dos homens na pólis de todas as outras formas de convívio humano bem conhecidas pelos gregos".
Segundo Nicolau Maquiavel, em O Príncipe, política é a arte de conquistar, manter e exercer o poder, o próprio governo.
A palavra política entrou para o vocabulário do homem comum designando a atividade de um grupo social pouco confiável: os políticos profissionais. Porém, é preciso esclarecer que todos nós somos seres políticos e que a política diz respeito a uma comunidade organizada e formada por cidadãos.
1.2 PODER
A palavra poder designa a capacidade