o planejar
(1. AO 5. ANO): PRIMEIRAS APROXIMAÇÕES.
.
Este trabalho de Prática foi resultante de nossa disciplina de Didática, onde abordamos a importância de planejar, favorecendo o desenvolvimento da formação de um cidadão, podemos ressaltar que o ato de planejar se torna indispensável dentro do âmbito educacional, ele é o norteador da abordagem de estudos e direcionador de uma dinâmica de aprendizagem.
Para o desenvolvimento de nosso trabalho, foram realizadas cinco entrevistas, com pesquisa de campo a respeito de planejamento, foi direcionado um questionário com oito perguntas referentes ao tema educacional, ao ato de planejar e como elas formavam essa vivência prática no cotidiano docente.
O planejamento em seu modo geral deve ser dinâmico, integrar vivências e saberes, gerando experiências significativas no âmbito escolar, o planejamento não ocorra somente na área educacional, mais, vida pessoal organizando, sistematizando, pra tudo ou qualquer decisão, seja ele em casa, no trabalho, na escola, em diferentes setores de nossa vida. O plano de ensino, um documento norteador de aprendizagem, nele encontra-se, objetivos e metas, aproximando a realidade de um ideal, sendo estes concluídos durante um ano com a nossa turma, se torna um facilitador na vida do professor, pois ele organiza os estudos o ensino/aprendizagem do ano letivo. Dentro de nossa Prática, fazendo parte do ciclo indispensável para o progresso organizacional do professor, destacamos também o Plano de Aula, é o organizador das ações pedagógicas dentro da sala de aula, os conhecimentos e conteúdos a serem trabalhados, se torna uma ferramenta diária reflexiva utilizada pelo educador, irá se embasar para ministrar as suas aulas, avaliar o seu tempo, e se necessário modificá-lo para melhor adequação da sala. Concluímos a importância do planejamento para o processo educacional escolar. Esse planejamento, seja ele individual ou coletivo, deve carregar