Planejar
Planejar:
Tudo tem que ser planejado, ou seja, todas as pessoas deveriam sim como obrigação, ter no mínimo que seja sua visão do futuro, ate mesmo para não ser uma daquelas pessoas que vêem o futuro como algo invisível, não está dizendo que temos que prever o futuro, e sim dizemos que precisamos planejar.
Ver além do horizonte cria a competência necessária para aproveitar as oportunidades no meio das ameaças. Pois, todos os empreendedores deveriam de saber que o futuro e conseqüência do presente.
Planejar sempre foi uma necessidade do homem. Sempre tomando atitudes preventivas para não prejudicar os resultados.
O planejamento ocorre em todas as dimensões da atividade humana, quer no plano pessoal onde se reveste de considerável relevância, ou na dimensão organizacional, onde se torna indispensável dada à magnitude, complexidade e riscos envolvidos.
Conceitos de planejar:
· Planejar e elaborar um roteiro de ações para se atingir um determinado fim.
· O planejamento é uma atribuição, pelo qual o homem, agenda em conjunto e através da manipulação e do controle consciente do meio ambiente procura atingir certos fins já anteriormente por ele mesmo especificado.
A necessidade de planejar é muito grande, inúmeros são os resultados de algo sem planejamento.
Prejuízos, atrasos, multas, danos à imagem e perda até do cliente.
Quando as pessoas não enxergam adiante têm de pagá-la por sua falta de visão. Pagam com suas empresas, empregos e ate mesmo com coisas relacionadas com a felicidade, com a vida pessoal, coisas que só valorizam depois que perdem.
O planejamento viabiliza a visão antecipada das ações desencadeadas ao longo de um processo, utilizando se de todos os meios disponíveis para se atingir os fins que se pretende. Ex:
Eficácia, eficiência, pró-atividade, previsão e efetividade.
Não esquecendo – se de ter em conta:
Viabilidade econômica, técnica, política e institucional.
Conclusão:
O planejamento define o que, como e quando