Planejar
No ambiente organizacional vários fatores precisam ser levados em consideração para a boa direção de qualquer empresa. É de suma que o administrador analise os fatores internos e externos para assim possa traçar metas e atingir seus objetivos. Com o presente texto, faremos uma analise de duas reportagens noticiadas pelo site g1.globo.com tendo estas, os seguintes títulos, “Empresa fatura R$ 300 mil por mês com fabricação de panelas” e “Com bom planejamento, empresário começa negócio sem dinheiro próprio”.
Neste cenário empresarial, nota-se a grande importância que o planejamento, organização, direção e controle exercem para o sucesso da entidade no mercado de trabalho. (SILVA, 2010)
Para Kawasnicka (1995 apud SILVA, 2010 p. 151) “O planejamento é definido como a atividade pela qual administradores analisam condições presentes para determinar formas de atingir um futuro desejado.” Portanto, antes de agir sempre é necessário o planejar, isto é, traçar um plano de ação, metas e objetivos para se atingir e como atingi-los.
Após planejar é importante organizar todos os recursos disponíveis e necessários para execução do plano de ação. Realizadas estas, o gestor deve direcionar, ou seja, liderar motivando e influenciando os funcionários e atento também ao controle de tudo o que foi feito e ainda precisa ser realizado, dessa maneira os objetivos da empresa poderão ser atingidos e assim têm mais possibilidade de desenvolvimento e perpetuação no mercado. (SILVA, 2010)
As reportagens já citadas retratam quão importante são as quatro funções administrativas citadas acima, pois, ambos os proprietários obtiveram sucesso em seus empreendimentos por conseguir estabelecer seus objetivos e saber planejar a melhor maneira de conseguir alcançá-los, após, organizaram seus recursos disponíveis, conseguiram ter um bom censo de liderança e direção, e soberam como controlar o que estavam investindo e se o planejamento estava sendo cumprido.
Considerando o