Planejar
DÉBORA CASARIL
KARINA SILVEIRA DA CUNHA
MARINEZ MORAES DE OLIVEIRA
SEMINÁRIOS – TEORIA DAS ORGANIZAÇÕES: PLANEJAR
Florianópolis
2014DÉBORA CASARIL
KARINA SILVEIRA DA CUNHA
MARINEZ MORAES DE OLIVEIRA
SEMINÁRIOS – TEORIA DAS ORGANIZAÇÕES: PLANEJAR.
Seminário apresentado à disciplina de Teoria das Organizações (CAD 5151), do curso de Ciências Contábeis da Universidade Federal de Santa Catarina, como requisito parcial à aprovação na disciplina.
Professor: Luís Moretto Neto, Dr.
Estagiário Docente: Victor Burigo Souza
Florianópolis
2014
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 3
2 HERANÇA CIENTÍFICA 4
3 PLANEJAR 6
3.1 NÍVEIS DE PLANEJAMENTO 7
3.1.1 Planejamento Estratégico 8
3.1.2 Planejamento Tático 9
3.1.3 Planejamento Operacional 9
3.2 tipoS DE PLANOS 10
3.3 IMPORTÂNCIA DO PLANEJAMENTO 12
4 CASO TOYOTA 13
5 Considerações Finais 14
REFERÊNCIAS 15
1 INTRODUÇÃO
O planejamento é um instrumento da administração, o seu uso é fundamental para o sucesso da organização. Ele está presente nas nossas vidas desde o princípio da humanidade e conseguiu perdurar todo esse tempo, seja para tarefas mais simples até as mais complexas. Esse aspecto será abordado com o intuito de mostrar a verdadeira importância do ato de planejar, pois apesar de essencial muitas pessoas insistem em ignorar.
Vamos introduzir conceitos sucintos, com o objetivo de assegurar o entendimento de todos, trazendo a visão de autores mais clássicos aos atuais estudiosos. Veremos também que a essência do ato de planejar ainda está presente nas organizações.
2 HeRANÇA CIENTÍFICA
Ao remetermos a esse assunto nos vem a memória Henry Fayol, o primeiro autor da Administração Clássica a redigir sobre planejamento. Nos relata Fayol (1994) que administrar é efetivar as funções de planejar, coordenar, organizar e controlar. Visão essa, que é usada e aperfeiçoada desde então. Posteriormente suas ideias sobre a prática de planejar