1
O setor de Pet Shop no Brasil é altamente relevante. Segundo dados da Associação Nacional dos Fabricantes de Produtos para Animais de Estimação (RIGUEIRA, 2010), o faturamento total do mercado pet brasileiro foi de R$ 9,6 bilhões, com cerca de 45 mil estabelecimentos. Muitas destas lojas, além de comercializar produtos para animais domésticos de pequeno e médio porte, oferecem serviços tais como de banho e tosa.
Similarmente à maioria dos setores de prestação de serviços, os estabelecimentos de Pet Shopno Brasil carecem de planejamento relacionado ao conforto, segurança e desempenho da atividade por meio da adoção de medidas ergonômicas voltadas ao ambiente de trabalho, ao arranjo físico das mobílias e à postura.
De acordo com Moraes e Mont’alvão, citados por Falzon (2006), a ergonomia estuda o cotidiano do homem em seu trabalho ao realizar suas tarefas e atividades rotineiras. Segundo Daniellou e Béguin (apud FALZON, 2006), ela busca solucionar desequilíbrios relacionados ao homem e às suas ferramentas na produção de um determinado bem ou serviço, para o seu melhor funcionamento. A ergonomia física visa às características que se relacionam com as atividades no trabalho. Nas pesquisas sobre essa ciência, tem sido de fundamental importância o estudo sobre as posições adotadas pelo trabalhador na execução de suas atividades de rotina, uma vez que as posturas para a realização do trabalho, oriundas de fatores externos ao bom desempenho da atividade, tais como, os provocados por inadequação do mobiliário, e alguns vícios posturais são considerados como responsáveis pelo desgaste físico do trabalhador (GRANDJEAN, 1998).
Um posto de trabalho também está suscetível à exposição às ambiências físicas como ruído, vibrações, calor e luminosidade. Esses são componentes formadores de um contexto ao qual as tarefas realizadas por um posto de trabalho estão inseridas. O estudo do ambiente físico é necessário para complementar as análises ergonômicas do