Por que planejar? Como planejar?
POR QUE PLANEJAR? COMO PLANEJAR?
Leonardo Alves de Oliveira
O ato de planejar está presente na vida humana desde os primórdios da história humana. O passado, o presente, o futuro, sobretudo o devir, precisa ser pensado como base no auxílio às atividades humanas. Em sua definição mais ampla, o planejamento apresenta algumas características essenciais. São elas:
a) o processo de prever necessidades, entendido como um processo de sondagem da realidade como passo inicial;
b) o processo de racionalização dos meios e dos recursos humanos e materiais, por meio do qual é feita uma análise das disponibilidades e possibilidades dos meios, dos recursos humanos e materiais para realizar determinada(s) tarefa(s);
c) o alcance de objetivos em prazos e etapas definidas como intenção do planejamento, momento em que os melhores objetivos são selecionados, pois eles dão toda a orientação ao processo de planejamento e de execução e formam, assim, o núcleo do planejamento. Eles determinam as etapas e prazos a serem desenvolvidos. A respeito dos objetivos vale destacar a importância de expressá-los a fim de entender o que se pretende alcançar.
d) o conhecimento e avaliação científica da situação original, algo que representa a importância de estabelecer critérios e princípios de avaliação para o processo de planejamento e execução.
Com base nas características apresentadas acima, conclui-se que planejar consiste em pensar sobre aquilo que existe, o que se quer alcançar, com quais meios se pretende agir e como avaliar o que se pretende atingir.
Entende-se que a educação deva estabelecer as direções, traçar caminhos, indicar metas, fins e objetivos, tarefas que envolvem atitudes de teor científico. O planejamento é o instrumento básico de todo o processo educativo, que pode indicar as direções a seguir. Embora viver seja uma determinação da natureza, “como viver” é essencialmente determinado pelo homem. Tratando-se de planejamento educacional,