O plagio
O plágio é mais uma modalidade de violação dos direitos autorais. Ele é caracterizado pelo ato de assinar ou apresentar uma obra intelectual de qualquer natureza (texto, música, fotografia, obras audiovisual e de artes, etc) contendo partes de uma obra que pertença a outra pessoa sem colocar os créditos para o autor original. Funciona como uma “cola”, onde alguém assina ou apresenta como sua uma obra que, na verdade, é de outra pessoa.
Essa prática, além de ilegal é antiética. Infelizmente, os sites que vendem trabalhos e pesquisas acadêmicas pela internet colaboram com o plágio. O comprador apenas faz o pagamento, que geralmente é um preço alto, e recebe a obra pronta para ser entregue para o professor. Nesses sites de venda, há pessoas que fazem vários trabalhos somente para comercialização. Segundo o sociólogo José Pastore, “A manutenção da ética nos estudos é tão importante quanto a preservação da ética no trabalho […]”. Além destes sites, muitos alunos, na hora de elaborar seus trabalhos para o colégio ou faculdade, pesquisam na internet sobre o tema e vão copiando e colando vários textos, de autores diferentes, sem citar referências ou créditos. Ou ainda, muitos alunos também imprimem trabalhos inteiros retirados da internet, colocam seu nome e entregam.
Conclusão
Plágio é nada menos que violação de direitos autorais. Como por exemplo apresentar trabalhos, música, fotografia, ou obras com conteúdos de outras pessoas que realmente fizeram sem ao menos saberem, isso basicamente pode ser chamado como ¨cola¨.
E isso acaba sendo uma violação de direitos autorais fazendo que verdadeiro dono sobre aquilo possa pedir seus direitos.
Mas nem sempre é assim na maioria das vezes acaba ficando sem nada e isso vem se repetindo até os dias de