O peregrino
Grupo 3
Nomes: Caina Pereira das Neves, Edjar Souza Aparecida, Eloisa Souza Aparecida, Mariano, Mirian Ferreira e Talita de Souza Longho.
“Tomai também o capacete da salvação e a espada do Espírito, que é a Palavra de Deus.
Capítulos VII, VIII e IX.
Capítulo 7:
Cristão encontra Simples, Preguiça e Presunção, entregues a profundo sono; é desprezado por Formalista e por Hipocrisia; sobe o Desfiladeiro da Dificuldade; perde o diploma e torna a achá-lo.
Dirigiu-se a eles para os acordar, e bradou-lhes: Despertai, que sois como os que dormem no topo dum mastro (Provérbios 23.24), tendo aos pés o mar morto, que é um abismo sem fundo. Erguei-vos e vinde comigo, que vos ajudo a livrar-vos dessas cadeias, porque, se passa por aqui o leão rugidor, caireis por certo nas suas terríveis garras (I Pedro 5.8).
Sendo assim caminhava Cristão e viu com grande surpresa dois homens que saltava, o muro que protegia o caminho estreito, os dois indivíduos se chamavam Formalista e Hipocrisia
Cristão - Donde vindes, senhores, e para onde ides?
Formalista e Hipocrisia - Somos naturais da terra da Vanglória, e vamos em busca de louvores ao monte Sião.
Cristão - O que não entra pela porta, no aprisco das ovelhas, mas sobe por outra parte, esse é ladrão e salteador? (João 10.1). Formalista e Hipocrisia - O povo do nosso país considera, e com razão, que é preciso fazer um grande rodeio para chegar à porta, e sabe que é mais fácil saltar o muro. É verdade que, procedendo deste modo, transgridem a vontade revelada do Senhor.
Vós entrastes pela porta, nós saltamos o muro: mas o certo é que todos estamos no caminho, e não compreendemos que haja vantagem do vosso lado. Cristão - Não posso concordar convosco.
Formalista e Hipocrisia - Pode ser muito verdade tudo quanto dizeis, mas o melhor é cada um tratar de si e deixar os outros em paz. Ficai sabendo que guardamos as leis e os mandamentos, tão escrupulosamente como vós, e a única diferença que