UM PEREGRINO EXEMPLAR
1 Pe 2: 11-12
I. O BOM EXEMPLO CRISTÃO É UM DEVER
1. Que cumprimos quando agimos como peregrinos neste mundo (v.11a)
O que é um peregrino?
(1) Os dicionários da Língua Portuguesa, em linhas gerais, entendem peregrino como “Que, ou aquele que sai ou anda em peregrinação.” (Michaelis online), mais ou menos como um romeiro de nossos dias. Há aí algum resquício do significado pretendido por Pedro no texto de hoje, pois, sem dúvida, ao comparar o cristão com alguém que está em peregrinação, está também, de forma indireta lembrando que ele não está em sua casa, e é essa realmente a idéia implícita no termo utilizado no original grego.
(2) Paroikos é fruto da combinação da preposição /Pará/, que pode implicar movimento, deslocamento, e do substantivo masculino /oikos/ que significa casa. Assim, estar como peregrino é não estar em casa, mas em um deslocamento, uma caminhada. Assim, o cristão é alguém que não entende esse mundo como sua casa, mas está em uma caminhada, uma jornada em direção a outro lugar.
O que é um forasteiro?
(3) Segundo o Wikidicionário, forasteiro é o mesmo que estrangeiro, ou seja, é aquele “Que é natural de país diferente daquele que se está considerando; Pessoa que não é natural do país onde se acha, e de cuja cidadania não goza”. Um estrangeiro ou forasteiro não está necessariamente habituado aos costumes do local que está visitando, ele não vive como vivem os nativos. Embora esteja com eles, não é um deles e muitas vezes é visto como um intruso, por viver de forma diferente.
(4) Pedro parece mesmo ter essas ideias em sua mente quando escreveu o texto que estamos estudando, pois usou o termo grego parepidemos, que tem as mesmas implicações do termo parikos, mas vai mais além, significando não apenas alguém que está fora de casa, mas sim alguém que mora temporariamente em outra terra. Essa ideia de uma moradia temporária deveria produzir nos cristãos uma sensação de inconformidade com os costumes do mundo. Os