Os Caminhos de Santiago: primeiro itinerário cultural europeu — a primeira União Europeia
Introdução 4
1. A lenda de Santiago…………………………………………………………………………………………………5
2. A origem das peregrinações 6
3. Os caminhos 8
4. O Xacobeo …………………………………………………………………………………………..10
5. Os rituais do Caminho de Santiago………………………………………………………………………………………………………………….10
6. Impacto actual do caminho de Santiago 12
Conclusão…………………………………………………………………………………………….13
Fontes/bibliografia…………………………………………………………………………..... 14
Introdução
Os caminhos de Santiago são, no fundo, uma das raízes da ideia moderna de Europa, pois foram estes itinerários que, ao longo de séculos, levaram até ao mesmo lugar pessoas de todos os cantos da Europa Cristã. Com este trabalho vou relatar a sua evolução desde a origem até à actualidade, bem como o significado histórico e religioso que possui.
1. A lenda de Santiago
Jesus escolheu doze homens para serem os seus discípulos mais próximos, segui-lo e com ele aprender uma nova filosofia que veio a ser o Cristianismo. Estes companheiros foram, após a morte de Cristo, chamados de apóstolos. Entre estes doze apóstolos, havia dois com o nome Tiago, mas o filho de Zebedeu, também chamado Tiago Maior, é que ficou popularmente conhecido por São Tiago (Santiago).
Após a dispersão destes Apóstolos pelo mundo, Santiago foi pregar em regiões longínquas, passando algum tempo em Espanha, na Galiza. A lenda diz que depois de morto na Palestina o corpo de Santiago foi trazido até à Galiza.
Entre várias teorias diz-se que quando a barca estava a passar junto à costa (supostamente em Matosinhos ou em Vigo), que um cavaleiro caminhou por mar adentro e não se afogou conseguindo cavalgar sobre o mar até a barca onde estava o corpo do Apóstolo Santiago. Ao regressar à praia emergiu coberto de conchas ficando conhecido como o Matisadinho. Daí terá surgido o nome da cidade de Matosinhos e a vieira como o símbolo dos peregrinos de Santiago.
A barca aportou na foz do rio Ulla,