literatura africana
O continente africano possui uma superfície de 30.264.000km 2. Apesar de sua extensão, a
África é um continente pouco povoado: sua densidade demográfica é de cerca de 17 habitantes por quilômetro quadrado. As zonas desérticas, as montanhas da África oriental e o litoral ocidental sul são regiões praticamente desabitadas, enquanto que as costas mediterrâneas e do golfo da Guiné, os planaltos orientais e os litorais do sul e do sudeste do continente abrigam as maiores concentrações humanas.
Ao final da aula, você deverá ser capaz de:
1) definir uma visão não-exótica da África;
2) descrever a história antiga dos povos africanos sob uma outra perspectiva;
3) julgar as origens das idéias distorcidas sobre a África, divulgadas através da visão do colonizador e mantidas por notícias veiculadas pelos meios de comunicação;
4) reconhecer as identidades culturais africanas, antes da chegada do colonizador.
Os povos africanos dividem-se em muitas etnias. Consta que o povo africano mais antigo viveu no Egito, há 5 mil anos, no vale do Rio Nilo. Essa civilização teria sobrevivido por 2 mil anos, deixando heranças culturais importantes, como os túmulos reais e as pinturas. Outra importante civilização foi a Núbia ( 750 a.C.), que vivia entre o Nilo Branco e o Nilo Azul (onde se localiza atualmente o Sudão).
É comum a divisão do continente entre África branca, ao norte do Saara, onde vive uma população formada pela raça mediterrânea, e África negra, ao sul do Saara, com uma variada população, destacando-se: os pigmeus das selvas equatoriais; o grupo khoi-san, que vive nos desertos e planaltos meridionais; os sudaneses das savanas da zona boreal; o banto, grupo mais numeroso da África central e austral.
Por essa diversificação étnica, encontramos também muitas línguas diferentes faladas na África: o árabe, o banto, o suaíle (de origem banto, mas usada como língua comercial na África oriental), o africânder