psico
1. Coesão Pode ser definida como a quantidade de pressão exercida sobre os in- tegrantes de um grupo a fim de que continuem nele. É a resultante das forças que agem sobre um membro para que ele permaneça no grupo...6. Inúmeras são as razões que podem levar uma pessoa a fazer parte de um grupo. Uma delas pode ser a atração pelo grupo ou por seus integrantes. Outra seria a forma de obter algum interesse através da filiação ao grupo. Para o professor Aroldo Rodrigues7, quando maior a coesão do grupo:
a) maior a satisfação experimentada por seus membros; b) maior a quantidade de influência exercida pelo grupo em seus membros; c) maior a quantidade de comunicação entre os membros; d) maior a produtividade do grupo. A coesão grupal não gera apenas vantagens, pois os grupos altamente coesos estão sujeitos ao pensamento grupal8, o que pode fazer com que o grupo tome decisões desastradas. A união entre os participantes é ta- manha que eles se tornam pouco críticos, podendo apresentar distorções da realidade social.
2. Cooperação Associação de pessoas trabalhando juntas em prol de um ou mais objetivos9. É a ação conjunta de dois ou mais indivíduos a fim de in- fluir nos resultados de uma ou mais pessoas. Membros de um grupo formam coalizões quando isto lhes parece oportuno, quando os resulta- dos podem ser mais compensadores. Esta estratégia permite que dife- renças iniciais de poder entre os membros de um grupo venham a ser anuladas. A cooperação da Rússia com o Iraque faz frente ao poderio dos EUA, potência mundial que é hostil ao governo de Saddam Hussein. A cooperação entre Rússia e Iraque resulta em um maior poder conjun- to e, conseqüentemente, numa maior capacidade do pequeno país ofe- recer resistência aos EUA, que individualmente é mais poderoso que os outros integrantes da coalizão.
4. Liderança: Durante décadas acreditou-se na figura do líder nato, que apresenta- va as seguintes características: inteligência, criatividade,