Trabalho de Economia das Empresas
Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão – SEPLAG
Fundação Centro Estadual de Estatísticas, Pesquisas e Formação de Servidores Públicos do Rio de Janeiro - CEPERJ.
Centro de Estatísticas, Estudos e Pesquisas - CEEP
PRODUTO INTERNO BRUTO DOS MUNICÍPIOS - 2011
ESTADO DO RIO DE JANEIRO
Dezembro de 2013
PRODUTO INTERNO BRUTO DOS MUNICÍPIOS
O Centro de Estatísticas, Estudos e Pesquisas da Fundação CEPERJ, em parceria com o IBGE e órgãos estaduais de estatísticas, divulga o Produto Interno Bruto dos Municípios do Estado do Rio de Janeiro para o ano de 2011, juntamente com a revisão dos valores do ano de 2010.
A análise do conjunto dos municípios fluminenses, em 2011, mostra uma forte concentração da atividade produtiva dos 92 municípios no setor de serviços, equivalente a 69,2% de toda a economia do estado, enquanto que a Indústria1 responde por 30,4% e a Agropecuária por apenas 0,4%.
Em relação ao desempenho municipal em 2011, cinco municípios destacaram-se na liderança das participações no PIB do Estado, mantiveram suas posições no ranking, com exceção da troca entre Campos dos Goytacazes e Duque de Caxias, e concentraram 64,9% da economia fluminense, contra 65,0% em 2010: Rio de Janeiro (46,7% em 2010 e 45,3% em 2011); Duque de Caxias (6,5% e 5,8%); Campos dos Goytacazes (6,3% e 8,0%); Macaé (2,7% e 2,7%) e Niterói (2,8% e 3,1%).
A perda de participação do Rio de Janeiro refletiu, em parte, o desempenho relativamente inferior da capital em relação aos municípios produtores de petróleo. Situação parecida passa Duque de Caxias que sofreu com o aumento nos preços do petróleo, impactando a atividade de refino, na medida em que expandiu os custos intermediários e reduziu o valor adicionado do município. A maior parte dos municípios produtores de petróleo tiveram um ano de aumento de participação, devido principalmente à