No mundo, sem ser do mundo
I Pedro 2:11,12.
Amados, exorto-vos, como peregrinos e forasteiros que sois, a vos absterdes das paixões carnais que fazem guerra contra a alma, mantendo exemplar o vosso procedimento no meio dos gentios, para que, naquilo que falam contra vós outros como de malfeitores, observando-vos em vossas boas obras, glorifiquem a Deus no dia da visitação.
Amados, insisto em que, como estrangeiros e peregrinos no mundo, vocês se abstenham dos desejos carnais que guerreiam contra a alma. Vivam entre os pagãos de maneira exemplar para que, mesmo que eles os acusem de praticarem o mal, observem as boas obras que vocês praticam e glorifiquem a Deus no dia de sua intervenção. (NVI)
“Queridos amigos, lembrem que vocês são estrangeiros de passagem por este mundo. Peço, portanto, que evitem as paixões carnais que estão sempre em guerra contra a alma. A conduta de vocês entre os pagãos deve ser boa, para que, quando eles os acusarem de criminosos, tenham de reconhecer que vocês praticam boas ações, e assim louvem a Deus no dia da sua vinda.” (NTLH). Nova tradução da linguagem de hoje
O texto está dizendo que somos forasteiros, peregrinos nesta terra. Peregrino significa: “Quem anda por terra estrangeira”; Figuradamente: “o salvo, cuja pátria é o céu.” É alguém que está temporariamente naquele país, por pouco tempo. Ele tem outra pátria. Sua casa é em outro país.
Quando alguém começa a viver muito tempo em terra estranha, passa a falar a mesma língua, a agir da mesma forma, a ter os mesmos gostos e a se alimentar da mesma comida. Alguns se naturalizam e passam a ter duas pátrias.
A Palavra de Deus diz que somos peregrinos nesta terra, que estamos de passagem por ela e que devemos evitar as paixões carnais que este mundo coloca em guerra contra a nossa alma.
Infelizmente o que vemos hoje, são crentes que esqueceram que são peregrinos e começaram a negociar e a fazer alianças com este mundo. Estão fincando raízes em um mundo onde jaz o