Fenomenologia - Ser no Mundo
DISCIPLINA: Fenomenologia III
Por que Umwelt implica em adaptação do homem, Mitwelt em relação do “homem com” e Eigenwelt em reflexão do homem? Exemplifique cada uma dessas possibilidades de ser-no-mundo, com vivências próprias, vivências conhecidas ou obras.
Sob a perspectiva fenomenológica de “Ser-no-Mundo”, o entendimento do ser humano consiste num “ser-com” e num “voltar às próprias coisas” que possibilita à pessoa a retomada do curso de sua existência através de uma relação direta e autêntica com o mundo.
Toda a experiência particular a ser compreendida tem como pressuposto que a pessoa é um “ser-no-mundo e no tempo”. Esta concepção descreve três aspectos que precisam se relacionar em equilíbrio: Umwelt (mundo circundante, que inclui o biológico e as adaptações ao social), Mitwelt (mundo dos inter-relacionamentos – o “ser com” os outros seres) e Eigenwelt (mundo próprio - autoconsciência).
O modo como as pessoas se relacionam e equilibram estes aspectos de ser-no-mundo constitui-se na chave para o entendimento da dinâmica existencial pois são aspectos interdependentes entre si e inerentes ao ser humano.
Umwelt se dá pelo reconhecimento do homem acerca de seus limites biológicos, físicos e psicológicos e que, assim, vê se diante de algo maior do que ele e que por isso precisa submeter-se e adaptar-se.
Mitwelt é a dimensão das relações onde estamos com outras pessoas cujo modo de ser são irredutíveis ao nosso modo de ser para que se tenha uma relação em seu sentido original e próprio. É por intermédio de Mitwelt que a pessoa consegue perceber a si própria como um ser particular pois está submetida no mundo dos relacionamentos onde existem infinitos modos de ser, cada um tão poderoso quanto o outro.
Eigenwelt é a esfera da reflexão e autoconsciência necessárias para tomada de decisões a respeito do sentido e valor das experiências vivenciadas nas dimensões Umwelt e Mitwelt. Eigenwelt corresponde aos momentos de assumirmos os