Nutrição- Alimentação racional e saudável
Direção e Gestão Hoteleira
1º Ano – 2º Semestre
Nutrição e Higiene Alimentar
Índice
Introdução
Ao longo deste trabalho vai ser feita uma análise sucinta do que é uma alimentação saudável e racional. Pretendo explicitar alguns conceitos importantes nesta área que devia ser do conhecimento de todas as pessoas como o significado e a importância do metabolismo basal, os nutrientes que existem e também qual a importância desses nutrientes na nossa alimentação. Irei referir ainda alguns factos sobre a nova pirâmides dos alimentos, referindo as alterações para a anterior e como estão distribuídas as categorias nesta pirâmide. Espero entender e dar a conhecer como deve ser feita uma alimentação saudável e racional como é composta. Pretendo contrariar a tendência das pessoas de assumir que para a limentação ser saudável deve ser apenas à base de leguminosos e cortar nos hidratos de carbono, assim como outras ideias enganosas.
O que é uma alimentação saudável?
A alimentação saudável é a alimentação ou nutrição de comer bem e de forma equilibrada para que os adultos mantenham o peso ideal e as crianças se desenvolvam bem e intelectualmente, dependendo do hábito alimentar. Adicionalmente, a alimentação saudável envolve a escolha de alimentos não somente para manter o peso ideal, mas também para garantir uma saúde plena. As dietas são rotinas alimentares que buscam atingir um determinado objetivo, e nem sempre vão ao encontro de conceito de alimentação saudável.
Alimentação saudável é uma dieta composta por proteínas, carboidratos, gorduras, fibras, cálcio e outros minerais, como também rica em vitaminas. Ppara isto precisamos de uma grande variadade de alimentos sem exagerar em certos tipos mas também sem eliminação de outros. Variar os tipos de cereais, de carnes, de verduras, legumes e frutas, alternando as