o bobi
Para que servem as proteínas, lípidos, glícidos, sais minerais e vitamina A?
Energéticos: glícidos, lípidos e proteínas
Protetores ou reguladores: vitaminas, sais minerais e fibras alimentares
Plásticos, formadores ou construtores: proteínas, sais minerais e água
Vitamina A – função protetora ou reguladora; ajuda no crescimento humano e na reparação dos tecidos, visão e pele e mucosas.
1. Como define nutrição e alimentação racional?
Nutrição é o conjunto de fenómenos físicos, químicos ou físico-químicos que ocorrem no organismo depois da ingestão de alimentos que lhe são necessários para a formação e manutenção da sua matéria viva e para a realização das atividades próprias da vida.
A alimentação é a ação de fornecer ao organismo os alimentos de que este necessita sob a forma de produtos alimentares naturais ou modificados. Alimentação coletiva, dietética ou de regime, normal e racional ou equilibrada são as designações correntes da alimentação. Na alimentação racional a sua composição e preparação obedecem aos conhecimentos técnicos e científicos de utilização dos alimentos em quantidades e qualidades correspondentes às necessidades dos indivíduos a que se destinam, designadamente conforme o sexo e idade, situação fisiológica, clima, condições de trabalho e outras condições como por exemplo o esforço e desporto.
2. Proteína completa – o que é? Qual a sua importância na alimentação racional? Quais os alimentos mais representativos?
Uma proteína é um elemento nutritivo que contém azoto e é indispensável a todas as células vivas. São constituídas por aminoácidos e as mesmas são importantes na alimentação racional porque são essenciais para a formação, crescimento e regeneração dos tecidos, regulam as funções celulares, protegem e defendem o organismo e é uma fonte de energia, por cada grama de proteína são fornecidas ao organismo 4Kcal. As proteínas são fornecidas por alimentos de origem vegetal e animal e as quantidades diárias de