CICLO BIOQUÍMICO
1. O planeta Terra é o resultado de inúmeros processos de transformação ocorridos após mais de 4 bilhões de anos. A evolução de nosso ambiente tem ocorrido neste longo período conforme o conceito da Teoria da Condensação, isto é, a condensação e concentração de todos os elementos químicos naturais. Com estas transformações e modificações ambientais também as espécies vem evoluindo. Mas esse processo por si só não existe. Ele mantém-se “vivo” através da permuta cíclica de seus elementos químicos que ocorre entre os seres vivos e o ambiente. Um movimento dinâmico nos ecossistemas. Estes movimentos, conhecidos como ciclos, envolvem alternadamente etapas biológicas, físicas e químicas, que denominamos de Ciclo Biogeoquímicos. Os principais ciclos que mantém “vivo” nosso ecossistema:.Ciclo da Água;.Ciclo do Carbono;.Ciclo do Oxigênio;. Ciclo do Nitrogênio;. Ciclo do Enxofre cada um dos ciclos acima possui comportamentos particulares, únicos, mas eles também interagem um com os outros a ponto de que na ocorrência de desequilíbrio em um ciclo específico.
2. O planeta Terra poderia se chamar "planeta água", já que cerca de ¾ de sua superfície terrestre é constituído por água. Deste total 97,50% é água salgada, contida nos oceanos e mares. É importante ressaltar que apenas 0,77% dessa água é imediatamente aproveitável para as atividades humanas (a maior parte, águas subterrâneas). Cerca de 1,70% da água doce se encontra nas Calotas polares e nas geleiras e 0,017% distribuídas entre o solo, rios e lagos e na atmosfera. (Manahan, 2001).
3. O ciclo da água inicia-se com a energia solar que incide na Terra. A transferência da água da superfície terrestre para a atmosfera, passando do estado líquido ao estado gasoso, processa-se através da evaporação direta, por transpiração das plantas e dos animais e por sublimação (passagem direta da água da fase sólida para a de vapor). A vegetação tem um papel importante neste