O peregrino
Por
Viviane Viana Armendaris
Resenha, apresentada em Cumprimento as exigências da matéria, Quatro Caminhos da Graduação do curso de Discipulos CCTD.
Pr(a) Prof(a) Marlici Santos
COMUNIDADE CRISTÃ TABERNÁCULO DE DAVI
2012
O Peregrino – filme que pode ser analisado em forma de livro também, leva a uma análise de um contexto histórico e aplicado a vida do homem como uma das literaturas mais lidas no mundo, sendo que aborda diversos assuntos referentes ao que diz respeito aos caminhos que podem ser percorridos pelo homem rumo ao encontro ou não, com Deus através da salvação.
Veremos a seguir diversos assuntos dentro de uma única obra, que proporciona uma reflexão dentro de diversas áreas de nossas vidas e dos inúmeros obstáculos a serem percorridos, sendo alguns deles sentimentos que podem ajudar como atrapalhar e até certo ponto, impedir de que nossa jornada seja concluída.
O autor John Bunyan (1628-1688) foi um dos escritores mais influentes do século dezessete. Bunyan esteve como pregador no exército do parlamento e durante o período da federação. Dando continuidade durante a restauração, chegou a ponto de ser preso por doze anos onde escreveu o livro “O Peregrino” onde buscou trazer através de uma ilustração no que diz respeito ao assunto da salvação do homem o seus prováveis caminhos a seguir.
A história retrata através de um sonho, a vida de um homem, conhecido por Cristão, que contendo um grande fardo nas costas, não consegue se conter ao ler a bíblia e sentir o seu chamado à frente para a escolha de Quatro caminhos (O Caminho Espaçoso) (O Caminho Estreito e suas subdivisões – Caminho de retorno a Lei e Caminho do Liberalismo). Por onde segue o caminho sem a compreensão de seus familiares e amigos que caçoam de sua decisão, por estar abrindo mão de tudo e passar a viver as incertezas (que aos olhos humanos) que lhe aguardavam. Mesmo tentando levar alguém consigo, ele não obteve a companhia esperada.
Após iniciar a sua jornada,