o patrimonio
Sustentabilidade: Cuide do planeta fazendo a sua parte
Características
Comstock/Comstock/Getty Images
A estrutura de uma organização e seu grau de centralização ou descentralização depende de uma série de fatores, incluindo o tamanho da organização e sua dispersão geográfica. Em uma organização muito grande e diversificada, é improvável que um punhado de pessoas possua todos os recursos para alcançar todas as metas e objetivos da empresa. Como resultado, torna-se impraticável concentrar o poder e a autoridade para tomada de decisão no topo. Da mesma forma, em uma organização geograficamente dispersa, uma abordagem centralizada não será a mais eficiente, porque as pessoas com mais autoridade não serão capazes de supervisionar diretamente as operações no dia-a-dia.
Vantagens da centralização
Comstock/Comstock/Getty Images
As vantagens mais evidentes da centralização é a capacidade de uma organização para controlar de perto as operações, fornecer um conjunto uniforme de políticas, práticas e procedimentos em toda a organização, e usar melhor o conhecimento de especialistas centralizados. Em uma organização pequena, as operações tendem a não ser tão diversificadas e a alta gerência pode realisticamente possuir as habilidades e conhecimentos necessários para gerenciar todas as facetas do negócio. Em um ambiente tão centralizado, as ações dos indivíduos são também melhor alinhadas com as políticas estabelecidas pela administração, como as regras que emanam de uma única fonte, e há pouca ambiguidade.
Vantagens da descentralização
Comstock/Comstock/Getty Images
A descentralização é uma característica comum das organizações com visão de futuro. A estrutura organizacional descentralizada permite tomada de decisão mais rápida e melhor adaptação às condições locais e do contexto. Em uma grande organização, um alto grau de centralização levaria à ineficiência porque todas as ações teriam de ser aprovadas e