O Papel Fundador do Bem na Polis
FACULDADE DE TEOLOGIA
Curso de Mestrado Integrado em Teologia
UNIDADE CURRICULAR: Seminário de Filosofia 4,5 ECTS
2012/2013
DOCENTE RESPONSÁVEL: Américo Pereira
2º Semestre
CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS
Âmbito científico: Filosofia Antiga e Filosofia Ética e Política
Título:
«Idealidade paradigmática e realidade histórica da Polis em Platão: uma introdução ao pensamento ético-político do fundador da Academia»
1.
2.
3.
4.
Estudo teórico da estrutura e essência da «Polis»
Nascimento, evolução e destino da Polis
Realidade histórica da Polis
Proposta concreta de substituição da Polis histórica: suas virtudes e vícios 5. A Polis como o lugar único para a plena realização humana.
OBJECTIVOS DA UNIDADE CURRICULAR E COMPETÊNCIAS
A ADQUIRIR
Objectivos: Numa altura de grande desnorte acerca do que pode ser a comunidade humana, este seminário tem como objectivo mostrar que a nossa tradição já foi capaz de pensar a realidade ética e política humana num horizonte de cosmicidade, de promoção do bem-comum. Assim, procura-se, no encontro com o pensamento de Platão, mormente na sua obra República, pôr os alunos a pensar quer a pertinência da esfera ética quer da esfera política humana quer a sua necessária harmonização, à luz de um estudo paradigmático já realizado há cerca de dois mil e quinhentos anos, mas que se mantém perfeitamente pertinente, pois as grandes questões da humanidade permanecem semelhantes.
Competências: Pretende-se que cada aluno investigue autonomamente, de modo a inteligir com a maior profundidade possível as questões postas pelas dinâmicas ética e política do ser humano, em construção da sua mesma vida, que nunca é possível como humana fora da «Polis». Cada aluno deve identificar o cerne ético e político da agência humana e ser capaz de elaborar uma síntese acerca das reais possibilidades do ser humano como entidade ética e política, segundo Platão, como proposta de leitura da «coisa