acidose respiratoria
É uma condição na qual há ácido demais nos fluidos corporais. Uma análise gasométrica arterial ou exame de eletrólitos do soro, tal como um painel metabólico básico, confirmará que a acidose está presente e indicará se é acidose metabólica ou acidose respiratória. Outros testes podem ser necessários para determinar a causa da acidose.
Os rins e os pulmões mantêm o equilíbrio de produtos químicos chamado ácido e base.
A acidose respiratória se desenvolve quando há muito dióxido de carbono no corpo, geralmente é causada quando não há remoção de dióxido de carbono por incapacidade do organismo através da respiração. As causas da acidose respiratória incluem:
-Deformidades torácicas, tais como cifose
-Ferimentos no tórax
-Fraqueza muscular no tórax
-Doença pulmonar crônica
-Uso excessivo de medicamentos
2. Acidose Metabólica
Desenvolve-se quando muito ácido é produzido ou os rins não conseguem remover o suficiente do corpo. Existem vários tipos de acidose metabólica:
Acidose diabética – se desenvolve quando substâncias chamadas corpos cetônicos se acumulam durante o diabetes descontrolado.
Acidose hiperclorênica – é causada pela perda de muito bicarbonato de sódio do corpo.
Acidose láctica – é um acumulo de ácido láctico. Pode causada por: álcool, câncer, exercitar-se vigorosamente durante muito tempo, insuficiência hepática, hipoglicemia, ataques, ausência prolongada de oxigênio por choque, IC, ou anemia severa.
Sintomas
Pode não causar sintomas ou pode estar associada a sintomas específicos como fadiga, náusea e vômito. Na acidose aguda pode causar aumento da frequência e da profundidade da respiração, confusão mental, cefaleia e em casos extremos convulsões, coma e morte.
Tratamento
Envolve a identificação das causas do desequilíbrio e o apoio adequado para a pessoa afetada. Em alguns casos pode ser usado bicarbonato intravenoso em pessoas com acidose grave.
3. Alcalose Respiratória
É uma condição em que os