O papel do sono no humor
Talita silva de Sá
O papel do sono no humor
Rio de janeiro
2014
O presente trabalho tem a finalidade de ressaltar a importância do tema O papel do sono no humor como requisito da pesquisa que é considerado o problema de muitas pessoas e está relacionada aos distúrbios do sono, fazendo com que a pessoa que sofre para dormir , apresenta um quadro de stress, irritação e problemas com interação social.
As alterações do sono desempenham um importante papel nos transtornos de humor, vários autores destacam a íntima relação entre as alterações do sono e a depressão. E a existência da história prévia da insônia aumentando o risco de depressão.
Mais de 80% dos pacientes com depressão relatam problemas na hora de dormir (dificuldades no sono), 40% a 60% dos deprimidos não medicados apresentam alterações no exame polissonográfico, 90% dos pacientes hospitalizados com depressão apresentam alterações no sono.
Um estudo realizado por uma universidade no estado de Pernambuco descobriu que portadores de distúrbios do sono como:
Apnéia do sono – É um distúrbio que provoca o fechamento das vias aeras superiores durante algumas etapas do sono, em que o tônus muscular fica reduzido e “desativa” o reflexo do corpo de desobstruir a passagem de ar. Quando a pessoa dorme acompanhada, o parceiro pode notar pausas na respiração, seguidas de roncos, que sinalizam o esforço do corpo para restabelecer a entrada de oxigênio.
Sonambulismo – É uma alteração do estado de consciência associando fenômenos do sono e de vigília. Durante um episódio de sonambulismo, o individuo se levanta do leito em geral no primeiro terço do sono noturno. Estas manifestações correspondem a um nível reduzido de percepção do ambiente , reatividade e habilidade motora.
Terror noturno- Episódios noturnos de terror e pânico extremos, associados a uma vocalização interna, agitação motora e hiperfuncionamento neurovegetativo. O individuo se