TRANST HUMOR
Karine Lima Verde Pessoa
2015.1
Transtornos de Humor
• “Destaca-se nos transtornos de humor o alto índice de
incidência e seu rápido crescimento, estimando-se que 8% da população sofrerá de um transtorno de humor em algum momento da vida” (HOLMES, 2001, p.158).
Epidemiologia da Depressão
• De acordo com um estudo divulgado pela Organização
Mundial de Saúde (OMS), o Brasil é o país com a maior prevalência da doença no último ano, com 10,8% da população apresentando a doença.
• O Japão está no final do ranking, com apenas 2,2% de pessoas doentes nos últimos 12 meses.
• Fonte: http://revistagalileu.globo.com/Revista/Common/0,,EMI252235-17770,00-
MAPA+DA+DEPRESSAO+BRASIL+E+O+PAIS+COM+MAIS+CASOS+NO+MUNDO.ht ml Aceleração e Depressão
• Palestra de Maria Rita Kehl no programa Café Filosófico
CPFL gravada no dia 24 de junho de 2009, em São Paulo
<https://youtu.be/gGjPmVTIiCk>
Aceleração e Depressão
• Fala sobre efeitos na contemporaneidade da falta de
tempo para pensar, elaborar, saborear, sentir, nossas vivencias e transforma-las em experiências de vida. De tal forma, que vivemos um sentimento social comum depressivo do sem sentido.
• Ilustra sua fala com a música Sinal Fechado de Paulinho da Viola.
Aceleração e Depressão
“Nossas casas não expressam mais afeto e aconchego, temerosa e apressadamente nossos passos cruzam os perigosos espaços de cidades poluídas, nossas conversas são estritamente profissionais e, na maioria das vezes, mediadas por equipamentos eletrônicos, nossa alimentação, feita às pressas e de modo automático, entope-nos de alimentos insossos, contaminados e modificados industrialmente, nossas mãos já não manipulam elementos da natureza, espigões de concreto ocultam horizontes, os odores que comumente sentimos provêm de canos de descarga automotivos, chaminés de fábricas e depósitos de lixo, e, em meio a isso tudo, trabalhamos de maneira mecânica e desprazerosa até o estresse.” (Duarte Jr, 2010, p.18)
Em defesa do