Primeiro e segundo reinado
*Primeiro reinado
O primeiro reinado é a fase da história do Brasil que Don Pedro I reinava. Começou em 7 de setembro de 1822, com a independência do Brasil e terminou em 7 de abril de 1831, com a abdicação de D. Pedro I.
O governo de D. Pedro I enfrentou muitas dificuldades para concretizar a independência, pois no primeiro reinado ocorreram muitas revoltas regionais e contradições políticas internas.
*Segundo reinado
O Segundo Reinado é a fase da História do Brasil me que tinha como imperador, Don Pedro II. Começou em 23 de julho de 1840, com a mudança na Constituição que declarou Pedro de Alcântara maior de idade com 14 anos e apto para assumir o governo. O 2º Reinado terminou em 15 de novembro de 1889, com a Proclamação da República. O governo de D. Pedro II, que durou 49 anos, foi marcado por muitas mudanças sociais, política e econômicas no Brasil.
- O primeiro reinado
Com o processo de independência, em algumas províncias do norte e nordeste do Brasil, militares e políticos, ligados a Portugal, não queriam reconhecer o novo governo de Don Pedro I. Acabou que gerando muitos protestos e reações políticas, houve conflitos armados entre tropas locais e oficiais, nas províncias do Grão-Pará, Maranhão, Piauí e Bahia. Depois, em 1823, durante a elaboração da primeira constituição brasileira, os políticos tentaram limitar os poderes do imperador. Foi uma reação política contra a forma autoritária de governar do imperador. Neste mesmo ano, o imperador que não estava contente com a assembleia constituinte, ordenou que as forças armadas fechassem a assembleia. Com isso, alguns deputados foram presos.
Após esses conflitos, Don Pedro I escolheu dez pessoas de sua confiança para fazer uma nova Constituição. Esta foi feita em 25 de março de 1824 e apresentou todos os interesses autoritários do imperador. Além de definir os três poderes (legislativo, executivo e judiciário), criou o poder Moderador, que dava vários poderes políticos