graduação
:: NEUROMODULADORES E NEUROTRANSMISSORES, NOÇÃO GERAL ::
Por Simone Bittencourt
A atuação de neurotransmissores e neuromoduladores reflete a grosso modo o estado emocional (sensações, pensamentos...), comportamental e de aprendizado e memória do indivíduo.
Neurotransmissores e Neuromoduladores
Aminas
Biogênicas
Acetilcol
Aminoácidos
(GABA,
Peptídios
(Endorfinas,
Outros
(NO,
Monoami
Serotoni
Dopa
Catecolami
Noradrenali
Adrenali
Os neurotransmissores são moléculas pequenas que na sua maioria são derivados de precursores de proteínas, eles são encontrados geralmente em vesículas pré-sinápticas neuronais. Os neurotransmissores são liberados na fenda sináptica e captados por terminais pós-sinápticos (por meio de receptores localizados na membrana pós-sináptica) quando da passagem do impulso nervoso de uma célula para outra, o que chamamos de transmissão sináptica. De acordo com a propriedade funcional do neurotransmissor e do terminal pós-sináptico, os neurotransmissores são conhecidos por promovem respostas excitatórias ou inibitórias entre neurônios que se comunicam por sinapses químicas.
Existem vários tipos de
N E U R O T R A N S M I S S O R E S:
(diferentes tipos de células secretam diferentes neurotransmissores)
>>> Acetilcolina (ACh)
Neuromediador envolvido em muitos comportamentos, bem com atenção, aprendizado e memória:
- Movimento - os movimentos de nossos músculos são promovidos pela liberação da acetilcolina dos neurônios colinérgicos para as fibras musculares.
- Sono REM - durante a fase de sono profundo (sono REM), a acetilcolina é liberada da ponte.
- Aprendizado e memória – em animais de laboratório, ao bloquear a liberação da acetilcolina, cria-se um déficit no aprendizagem e memória. Em alguns casos a colina (somente) é sugerida facilitar o processo de aprendizado e memória.
- Doença de Alzheimer- está associada, em 90% dos casos, com perda de