Cinética Química - Introdução
Fatores que influenciam a velocidade das reações
2.1 Cinética química
Uma reação química ocorre quando as moléculas de reagentes, em um instante qualquer, possuem energia suficiente para atingir o estado de transição, quando então existe energia suficiente para que uma ligação química se forme ou se rompa formando um produto final. A velocidade da reação é dada pela concentração de moléculas neste estado de transição. Pode-se aumentar a velocidade da reação elevando a temperatura dos reagentes ou adicionando um catalizador. Os catalizadores exigem uma menor energia de ativação para que a reação ocorra (Figura 1). (UFRGS, 2003)
Figura 1. Efeito da ação de um catalizador sobre a energia de ativação de uma reação.
2.2 Fatores que influenciam a velocidade da reação
Os fatores que influenciam na velocidade de uma reação são: a temperatura, a superfície de contato, a concentração de reagentes e a presença de catalisador.
É uma transformação da matéria na qual ocorrem mudanças qualitativas na composição química de uma ou mais substâncias reagentes, resultando em um ou mais produtos. Envolve mudanças relacionadas à mudança nas conectividades entre os átomos ou íons, na geometria das moléculas das espécies reagentes ou ainda na interconversão entre dois tipos de isômeros. Resumidamente, pode-se afirmar que uma reação química é uma transformação da matéria em que pelo menos uma ligação química é criada ou desfeita.
Diversos são os fatores que influenciam na velocidade de uma reação: pH Temperatura
Tempo
Concentração de reagentes
Concentração de catalisadores
Presença ou não de cofatores
(UNIPAMPA, 2010)
6. Referências bibliográficas
1. JF Scheffer, Enzimologia Clínica em Medicina Veterinária, FHD González, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 2003 - ufrgs.br
2. Cinética Enzimática - UNIPAMPA Cursos, 2010.