Relatório de química - determinação da ordem de reação do tiossulfato em meio ácido
Objetivos 3
Introdução 3
Metodologia Experimental 4 Materiais Utilizados 4 Procedimento Experimental 5
Resultados e Discussões 6
Conclusão 12
Referências Bibliográficas 12
1. OBJETIVOS
O objetivo do presente experimento é analisar a cinética da reação entre o ácido clorídrico e o íon tiossulfato e avaliar o comportamento da velocidade de reação, quando é variada a concentração dos reagentes. Determinar a ordem da reação através do método gráfico.
2. INTRODUÇÃO
Este relatório descreve a cinética química, que é o estudo das velocidades das reações químicas. No estudo da termodinâmica, considera-se apenas os estados inicial e final de um processo químico. Pode se definir reações químicas como sendo um conjunto de fenômenos nos quais duas ou mais substâncias reagem entre si, dando origem a diferentes compostos. Equação química é a representação gráfica de uma reação química, onde os reagentes aparecem no primeiro membro, e os produtos no segundo.
A + B [pic] C + D
Reagentes Produtos A velocidade de uma reação é a rapidez com que os reagentes são consumidos ou rapidez com que os produtos são formados. A combustão de uma vela e a formação de ferrugem são exemplos de reações lentas. Na dinamite, a decomposição da nitroglicerina é uma reação rápida.
As velocidades das reações químicas são determinadas através de leis empíricas, chamadas leis da velocidade, deduzidas a partir do efeito da concentração dos reagentes e produtos na velocidade da reação. As velocidades das reações dependem também de outros fatores como:
• Concentração de reagentes: quanto maior a concentração dos reagentes maior será a velocidade da reação. Para que aconteça uma reação entre duas ou mais substâncias é necessário que as moléculas se choquem, de modo que haja quebra das ligações com consequente formação de outras