Case honda
Na visão do BCG quais foram os fatores chaves de sucesso da empresa Honda no mercado americano de motos?
Segundo o BCG, a política de vendas da Honda não focou basicamente os motociclistas, mas sim, membros da sociedade em geral. Além de vender motos menores, mais leves e mais fáceis de dirigir. O preço também foi um fator determinante, já que ela custava cerca de 25% do preço dos concorrentes.
Para o BCG, a Honda desenvolveu uma posição de liderança em termos de tecnologia e meios de produção, com sistemas especializados de produção, engenharia equilibrada e requisitos de mercado, além da eficiência de custos e de fornecedores confiáveis. A decisão por desenvolver região por região também se mostrou acertada.
Ainda segundo a BCG, a estratégia de marketing da Honda foi dirigida para o desenvolvimento de modelos de altos volumes, o que explica a atenção dada ao crescimento e à participação de mercado.
Quais os erros de avaliação/julgamento cometidos pelo BCG?
O relatório do BCG acabou por criar um mito sobre o processo organizacional da empresa. Conforme dados apresentados no relato dos executivos responsáveis pela entrada da Honda no mercado americano, os japoneses antes de irem para os EUA já estiveram em situação cambaleante. Para entrarem nesse novo mercado as perspectivas não eram as melhores e o crescimento da empresa só ocorreu quando atenderam ao mercado ao invés de seguir a estratégia inicial do Sr. Honda, que era particularmente confiante nos modelos de motos maiores de 250 e 305 cilindradas.
A escolha do local de implantação foi baseado na existência de grande comunidades japonesas, além do clima e da crescente população. No primeiro ano, os japoneses não conheciam o mercado e suas máquinas apresentavam problemas, e, através de uma sequência inadvertida de eventos a Honda veio a adotar a nova estratégia baseada na campanha "Pessoas mais bonitas".
Teria sido possível evitar alguns destes erros? Como?
A