Case honda
Os fabricantes estão transferindo cada vez mais projeto, desenvolvimento, a produção e as atividades de apoio a clientes e para multiplos fornecedores e outros parceiros de negócios, esse desenvolvimento colaborativo está mudando a maneira da Honda trazer produtos ao mercado, e com os sistemas de software que ela está usando chamado eMatrix da MatrixOne para o apoio também do desenvolvimento colaborativo. Este sistema é baseado pela internet no qual ajuda na documentação e no gerenciamento das listas de materiais e de produtos (BOM-bill of materiais) que descrevem todos os componentes do produto acabado, com código de peças, quantidade, medidas e custos de materiais e mão-de-obra.
Gustavo C. L. Geraldino faz um resumo em seu artigo dizendo que:
Com a globalização e os avanços tecnológicos, empresas buscam melhores oportunidades, qualidade e redução do custo por meio de projetos distribuídos. Na área de software, o desenvolvimento distribuído é emergente.O gerenciamento de projetos distribuídos de software se tornou uma vertente de mercado e ao gerente, cabe a difícil tarefa de garantir a qualidade. Nos princípios da administração existem inúmeros métodos para o planejamento e controle da qualidade, entre eles o desdobramento da função qualidade. Sua abordagem possibilita “ouvir a voz do cliente”, proporcionando precisão na complexa tarefa de análise de requisitos para o desenvolvimento de software. A precisão dos requisitos viabiliza a, garantia da qualidade em projetos de desenvolvimento de software locais ou/e distribuídos.
Com tudo isso em uso a Honda está levando as suas atividades para um novo estágio de desenvolvimento colaborativo de seus produtos, garantindo mais eficiência em suas decisões de trabalho ou seja quais for de sua necessidade.
2. Por que a BOM é um elemento tão fundamental para o desenvolvimento colaborativo de produtos.