o papel do psicologo na organização industrial
MATERIAIS UTILIZADOS: açúcar, espátula de madeira, detergente, sal , gelo,álcool gelado e manta de aquecimento.
1. Inicialmente bochechar aproximadamente 10-15ml de água com açúcar (3%, uma colher de chá de açúcar em meio copo) em um tempo de 1 minuto. Em seguida utilizar a espátula de madeira fazendo raspagem na mucosa (parede da boca), pois assim pode ser obtida uma maior quandidade de células. Colocar a espatula rapidamente no copo com bochecho.
2. Acondicione em um tubo de ensaio o volume obtido do bochecho (apenas 5ml) e adicione uma pitada de sal de cozinha (para aprox. 1% final).
3. Adicionar algumas gotas (10) de detergente diluído à 25% (1:4) e homogeneizar vagarosamente.
4. Aquecer a 55oC por 10 min. Material utilizado para aquecer: Manta de aquecimento (ou placa agitadora). Colocado o tudo de ensaio dentro de um becker composta por água.
5. 5. Adicionar álcool gelado pelas bordas do tubo lentamente, até que se alcance pelo menos 3cm de espessura.
CONSIDERAÇÕES:
Alcool (Pisseta), vai realizar a precipitação, ele tem a capacidade de ligar se a molécula de DNA, e precipita, ou seja puxa essa molécula, e ela aparece.
Detergente: Pois o detergente interagiu com os lipidios da membrana plámatica nuclear e o rompeu. O detergente é capaz de remover lipidios (gorduras) e esses lipidios são componentes da membrana plasmática nuclear.
Sal: o sal um elemento positivo, acaba criando um ambiente favorável, ele vai se ligar com as moléculas de DNA, pois são cargas opostas, e elas se atraem.
02) sobre essas condições, só a molécula de DNA, resiste a temperatura altas, outras moléculas como proteínas, carboidratos são destruidas.