Ideologia e Mitologia
Os mitos antigos relacionados com a Grécia antiga, pode ser entendido como a forma de estuar o comportamento e costumes dos povos passados.
Podemos também introduzir a Mitologia Grega na História no momento de nossos estudos em que estudamos a Grécia Antiga, aonde aprendemos o principais acontecimentos daquela época, religião, costumes, confrontos, e então a cultura, onde eles criam uma rica mitologia, que vem desde lá até os dias de hoje servindo como referência de estudos para muitos.
Aprofundando-se mais nesse assunto, nota-se que essa mitologia não foi apenas adquirida com os povos da Grécia, naquela época em que se existia confrontos entre cidades, estados e até mesmo países,que ao estabeler contato, a cultura dessas civilizações diferentes, podiam se juntar formando uma única idéia, pois assim se formou a mitologia grega. No estudo da Grécia Antiga, pode-se perceber a grande influência que a cultura enriquecida que os gregos tinham e tem, deve-se as crenças mitológicas deles, que então eles relacionavam á quase tudona maior parte de suas vidas, como por exemplo,a arquitetura, a estrutura da natureza, agricultura, guerras, medicina, etc.
Umas das relações que eles costumavam ter em relação aos Deuses Gregos, (principais destaques á mitologia grega) era na agricultura onde acreditavam que certos deuses possuíam o poder da multiplicação de frutos, da prosperidade naquele lugar, nos momentos de guerras, conflitos religiosos e invasões por outras civilizações acreditavam que deuses certos para isso possuíam o poder de torná-los mais valentes, mais heroícos, para assim se tornarem vencedores.
A arquitetura, e as formas estruturais da natureza, daquela época na maioria das vezes eram baseadas em grandes palácios, que eles enxergavam como templos (moradia dos deuses), inspirados e feitos em homenagem, como podemos dar de maior exemplo a maior montanha da Grécia, onde os gregos antigos acreditavam que ali moravam os 12 Deuses