A importância da psicologia organizacional no trabalho
O conceito de organização.
A organização é uma realidade complexa e multifacetada, que pode ser estudada através de várias percepções e tem uma realidade múltipla e plural. Uma empresa, um hospital, um partido político, sindicato, igreja, escola, são todas as organizações, embora tenham algo em comum que podem ser classificados como tal.
O papel do psicólogo nas organizações
O papel do psicólogo organizacional é fundamental, pois possibilita alcançar níveis excelentes de qualidade por toda a organização, atuando sobre os problemas organizacionais da gestão, diretamente ligada ao bem-estar dos funcionários, trabalhando na seleção de cargos e currículos, em projetos sociais, na resolução de conflitos internos, em práticas motivacionais, gerenciamento de plano de carreira, clima organizacional, programas de treinamento, mudanças organizacionais, entre outras funções.
Ele tem um papel essencial de orientar seus líderes para gerenciar pessoas alinhadas aos objetivos da organização. Além de desenvolverem e potencializarem a capacidade de cada um dos colaboradores, os psicólogos fazem questão de melhorar as relações interpessoais, a comunicação e a sua adaptabilidade as condições do ambiente. Destaca-se que atualmente as empresas buscam colaboradores com requisitos específicos para o preenchimento de vagas e atua na avaliação do candidato mais adepto para tal vaga oferecida.
O psicólogo organizacional e do trabalho aplica princípios e métodos originados da psicologia à questões relacionadas ao trabalho humano, com o objetivo de promover o desenvolvimento integral do trabalhador, a sua satisfação em relação ao trabalho que realiza e por consequência desenvolver também a organização através das pessoas. Ele pode antecipar problemas ou indicar pontos fortes a serem explorados.
A relação custo x benefício deve ser analisada em relação aos efeitos da intervenção no curto e longo prazo, em fatores tangíveis,