poluição termica
Consiste no aquecimento das águas naturais pela introdução de águas quentes utilizadas na refrigeração de refinarias, siderúrgicas e indústrias diversas. A poluição térmica combinada e reforçada com outras formas de poluição pode empobrecer o ambiente de forma imprevisível.
Embora tendo um considerável impacto ecológico, é, talvez, uma das formas de poluição menos conhecidas, o que decorre do fato de não ser diretamente visível ou audívelMuitas indústrias e quase todas as estações de produção de energia, sejam elas estações nucleares ou movidas a combustíveis fósseis, descarregam efluentes superaquecidos no ambiente aquático.
Geralmente a poluiçãotérmicapode ser controlada através de torres de esfriamento.
Funcionamento de uma torre de resfriamento: a água aquecida éconduzida por tubulações e exposta a correntes ascendentes de ar (induzidas geralmente por um ventilador), perdendo calor.
As torres"úmidas" têm a capacidade resfriadoraainda maior.
Planta esquemática do funcionamento da usina de Angra
Possíveis conseqüências
As conseqüências negativas da poluição térmica são muito variadas, sendo as seguintes algumas das principais:
O incremento da temperatura faz com que espécies termosensíveis(com reduzida tolerância a variações de temperatura) desapareçam, visto não suportarem as novas condições do meio. Por exemplo, o desaparecimento da truta em rios em que ocorreu um aumento da temperatura da água.
Podem surgir importantes alterações ecológicas no meio, resultantes da substituição de espécies termosensíveispor outras termotolerantes, as quais suportam uma gama mais ampla de temperaturas originandoalterações nas cadeias tróficase nas relações interespecíficasdas espécies que habitam o meio. Por exemplo: a substituição da truta pela carpa.
Aumento da sensibilidade aos poluentes, jáque a aproximação aos limites de tolerância de um dado fator (temperatura, neste caso)diminui a tolerância a outros fatores (por exemplo,