poluição sonora e poluição termica
Alterações que provoquem desequilíbrio e prejudiquem á vida (poluição ambiental), pode ser causada pela liberação de energia ou matéria.
POLUIÇÃO SONORA
É impossível falarmos de poluição sonora se antes não falarmos do som.
O som é definido como a compressão mecânica ou onda mecânica que se propaga de forma circuncêntrica em meios que tenham massa e elasticidade sejam eles sólidos líquidos ou gasosos.
Sendo assim a POLUIÇÃO SONORA é o efeito provocado pela difusão do som num tom muito alto, acima do tolerável pelos organismos vivos, no meio ambiente. Ela ocorre quando num determinado ambiente o som altera a condição normal de audição.
Quando falamos em poluição sonora, nos vem à cabeça barulhos desconfortantes como, por exemplo, as buzinas dos carros, mas na verdade qualquer som, inclusive os sons da natureza podem se tornar poluentes quando emitidos em grande volume.
O ruído e o barulho são os dois fatores que colaboram para a existência da poluição sonora. Eles são provocados pelo som excessivo das indústrias, canteiros de obras, meios de transporte, áreas de recreação,entre outros.
Só pra lembrar ruído é quando existe qualquer fator externo à fonte emissora e receptora que prejudique a compreensão de uma mensagem.Já quando se refere a um fator interferente sonoro, o termo barulho é mais adequado.
Os sons são constituídos por grande número de vibrações acústicas, que são medidas em decibéis (unidade de medida do som) e é apartir desta unidade que saberemos se aquele som irá causar danos á nossa saude.
A OMS (Organização Mundial de Saúde) considera que um som deve ficar em até 50 db (decibéis) para não causar prejuízos ao ser humano. A partir de 50 db, os efeitos negativos começam. Alguns problemas podem ocorrer a curto prazo, outros levam anos para serem notados.
Quando ficamos muito tempo