Poluíção térmica
Poluição é a contaminação e degradação do meio ambiente, é uma alteração ecológica provocada pelo ser humano, prejudicando e colocando em riscos milhares de seres vivos, inclusive nós mesmos. A rápida industrialização e a urbanização estão favorecendo essa poluição. É preciso crescer mais conscientes, com mais cuidado, respeito e carinho por nosso habitat e de todos os seres vivos do planeta.
Há vários tipos de poluição; sonora, atmosférica, radioativa, térmica, eutrofização, entre outros tipos. Um dos meios de poluição menos conhecido é a poluição térmica, que em geral não é muito visível, pois em sua maioria das vezes acontece submerso nas águas dos rios e mares.
A poluição térmica é o aumento da temperatura do ar ou das águas, provocando impacto ecológico no meio ambiente. Mesmo que esse aumento seja de poucos graus, as conseqüências são grandes e desastrosas.
Uma das principais causas da poluição térmica é o uso industrial da água, onde as usinas nucleares e fábricas utilizam as águas naturais para o resfriamento das turbinas e caldeiras. Essa água é sugada, entra em processo para refrigerar as máquinas, e sua temperatura é elevada a vários graus e depois é devolvida aos rios e mares, sem qualquer tratamento, controle ou preocupação com o meio ambiente, podendo causar estragos no ecossistema aquático.
A água, ao retornar com a temperatura mais alta, pode provocar a morte de vários seres vivos dessa área. O aumento da temperatura faz com que espécies termossensíveis não resistam a essa mudança. A água quente também diminui a quantidade de oxigênio, e essa redução força os seres marinhos migrarem para outros lugares, mudando o ecossistema de ambos lugares (o ambiente de origem e o ambiente ao qual eles irão migrar). Além de provocar mortes em seres mais sensíveis. É comum vermos peixes mortos nas encostas de rios poluídos termicamente, em rios próximos a usinas. O surgimento e proliferação de bactérias também são