O papel do professor nesta nova época
O PAPEL DO PROFESSOR NESSA NOVA ÉPOCA
Mirante, BA
Abril, 2013
MIRIANEI COSTA SILVA
O PAPEL DO PROFESSOR NESSA NOVA ÉPOCA
Resenha crítica como parte integrante do curso de formação do PNAIC – Programa Nacional de Alfabetização na Idade Certa.
Orientadora: Zoraide N. da Fonseca Gomes
Mirante, BA
Abril, 2013
O PAPEL DO PROFESSOR NESSA NOVA ÉPOCA
No mundo atual, percebem-se muitas mudanças na educação, exceto o papel do professor, lembrando que o mesmo é de fundamental importância na vida das pessoas, independente da área de atuação. Sempre há um professor a ensinar algo.
Nessa perspectiva, à medida que a sociedade moderniza, junto com ela a tecnologia em um mundo globalizado, nota-se então a necessidade que o profissional tem de acompanhar tais mudanças para não correr o risco de desenvolver um bom trabalho por falta de conhecimento. Diante disso, o profissional tende a se atualizar através de estudos sobre a atualidade e de formação continuada oferecida pelos governantes, a fim de melhorar a qualidade de ensino e aprendizado para atender a demanda dos jovens de hoje.
Segundo autor muitos estudos vem sendo desenvolvidos com um intuito de favorecer a construção de políticas públicas que venham reverter o IDEB – Índice de Desenvolvimento da Educação Básica dos alunos. Dessa forma, cabe ao governo a responsabilidade de criar estratégias que vão nortear as ações políticas voltadas para desenvolvimento da melhoria da educação.
Partindo desse pressuposto, nesse texto o autor relata a proposta do pacto pela alfabetização na idade certa. Desta forma, buscando sempre um equilíbrio entre teoria e pratica, seja na formação inicial ou continuada, a fim de potencializar uma nova cultura formadora introduzindo o professor em novas perspectivas e metodologias. Nesse sentido é relevante ressaltar também o uso das práticas reflexivas que favoreçam as decisões na sala de aula pelo professor,