Avaliação em educação: conceitos e usos
Avaliação das aprendizagens
10325101587500
Trabalho: E- Fólio A – Tema 1 - “Avaliação em educação: conceitos e usos”
Nome da aluna: Patrícia José Alves Gonçalves Número da aluna: 1100518
Docentes da Unidade Curricular: Sr. Dr. Ricardo Oliveira
Introdução
Este trabalho tem como principal objectivo, dar-nos uma visão geral sobre os textos depreendidos ao longo do “tema 1 – Avaliação em educação: conceitos e usos”.
Dando-nos a conhecer as diferentes funções que cada avaliação possui, nomeadamente a avaliação no contexto pedagógico, e papel que o professor e o aluno têm neste contexto, ao longo de cada década.
Desenvolvimento
A primeira geração, designada como geração da medida, incidia na avaliação como uma medida. Surgiu na primeira metade do século XX.
Onde o método de avaliação era o exame, sendo destinado para avaliar a inteligência e as competências dos alunos, sendo este o único método de avaliação, desta época.
Nesta altura a avaliação no contexto pedagógico, incidia sobre o modelo pedagógico do ensinar, onde o professor era caracterizado como detentor do saber, não alterando assim as suas práticas consoante as necessidades dos aprendizados. Nesta época o pedagogo não era um agente de mudança, sendo através da transmissão do saber definido, que o aluno aprendia. Caracterizava-se como um processo de referência normativa, onde o aprendizado tinha de ser capaz de conseguir transmitir, aquilo tal e qual tinha ensinado, sendo o aluno considerado passivo, pois apenas recebia o conhecimento que lhe era transmitido pelo professor.
Nesta altura a função da avaliação servia para verificar e até mesmo controlar a aprendizagem do aprendizado, permitindo assim a apreciação dos conhecimentos destes, sendo assinalado por uma dimensão social.
“Neste modelo pedagógico, avaliação acontece sempre no final de um período de ensino, num momento especialmente criado para este fim (…) teste escrito, feito individualmente e em