O que é a pedagogia e quem é o pedagogo
O aprender é do ser humano desde sempre, nasce com o homem o desejo e a necessidade de conhecer e aprender para viver. Por isso surgiu a escola já na antiguidade e vem se afirmando e tomando forma na Grécia, Egito, Roma, tendo um papel central dentro da sociedade. Falaremos então sobre a função desta escola desde os primórdios até os dias de hoje.
DESENVOLVIMENTO
Na Grécia antiga, Roma, Egito, ou seja, no mundo mediterrâneo, a escola tinha a função de preparar jovens para a política, para guerra, para a arte ou retórica. Nesta época a educação tem um currículo muito particular, eles estudavam leitura, escrita, gramática, desenhos e musicas ficando assim inalterado por muito tempo. Nasceu também na antiga Grécia à figura do pedagogo era um acompanhante de criança se tornado mais tarde o futuro mestre. Nesta época a função da escola era tornar pensadores, filósofos e artistas. Já na idade média a escola mudou de mãos, passando a ser administrada pela igreja católica, essa escola tinha função de formar homens para Deus. As escolas protestantes recém surgidas nesta época tinham uma visão um pouco diferente, formar homens para Deus, porém livres para a leitura sagrada e visando buscar uma vida bem sucedida financeiramente.
Na idade moderna a sociedade passa por uma revolução em muitos campos: geográfico, econômico, político, social, ideológico, cultural e também pedagógico. Foi nesse período que surgiram as primeiras universidades e colégios. Com a chegada do capitalismo, mudou os fins da educação, o homem até a idade média freqüentava a escola para saber ou para Deus, agora ele freqüenta a escola pra se preparar para o trabalho. A pedagogia surge como ciência e agora é cada vez mais o centro da sociedade moderna. Toda a sociedade, tanto os ricos quanto os pobres, passam a se interessar pela educação.
De lá pra cá surgem novos conceitos sociológicos que reescrevem e dão nova visão às escolas e aos seus professores. Entre eles Durkheim, um filósofo